segunda-feira, 18 de julho de 2016

Que Cristo seja seu tudo

"Como pode um ser humano ser ‘tudo’ para outro? Nenhuma relação humana pode suportar o fardo da divindade, e a tentativa leva a se pagar um preço alto inevitavelmente e de alguma forma para ambas as partes... Se o seu parceiro e o seu “tudo”, em seguida, qualquer falha dele se torna uma grande ameaça para você... Afinal, o que é que nós queremos quando elevamos o parceiro amoroso para uma condição de Deus? Queremos redenção – nada menos. Queremos nos livrar de nossos defeitos, de nosso sentimento de nada, queremos uma identidade... Queremos ser justificados, queremos ver que nossa vida não tem sido em vão... não era pra ser necessário, mas agora é necessário dizer que nosso parceiro não pode ser nem fazer isso” - Ernest Becker, A negação da morte ( New York, 1973) – pg 166,167

Ultimamente tenho tido a preocupação em ter as pessoas como pessoas e Deus como Deus. Como assim? Nos relacionamentos, por exemplo, quando nos identificamos muito com alguém acabamos criando laços muito fortes e nos apegando de uma forma singular à aquele ou aquela que nos ouve, nos ajuda, nos apoia, aconselha, está ali. E isso - de certa forma - acaba se tornando um problema se não houver cuidado e atenção. Por mais que eu ame alguém, por mais que eu me identifique com ele(a), que a sua companhia me faça bem, aquela pessoa jamais poderá ocupar o "patamar" de tudo em minha vida.

Pessoas traem. Pessoas erram. Pessoa magoam. Pessoas são imperfeitas! Pessoas são pessoas, isso soa redundante, eu sei, mas é a verdade. E quando - infelizmente - algo desagradável vem da parte daquele que menos esperávamos... o nosso mundo desaba. Perdemos o sentido e aquela famosa pergunta "E agora? O que eu vou fazer?" Vem à tona, aí nós lembramos de Cristo. Lembramos e percebemos que somente nEle deveria estar a nossa expectativa, porque afinal, Jesus não decepciona! Jesus surpreende! Eu já tive alguém como "meu tudo", e caramba, que estrago que ocorreu! Alguém já me considerou o mesmo, e eu decepcionei também. Sabe o que eu aprendi? Não adianta endeusarmos seres humanos, pois por mais que eles venham parecer com Jesus - se este(a) o serve - Jesus sempre será Jesus, e nós sempre seremos imperfeitas - ou imperfeitos - até nos encontrarmos com Ele.

Que Cristo seja seu tudo. Que sua expectativa e sonhos estejam depositados nEle. Ele sempre será um Deus perfeito. E todas nós imperfeitas... Até nos encontrarmos com Ele.

Deseja alguém sem defeitos? Alguém que esteja ao seu lado em todo o tempo? Que enxugue as suas lágrimas, compreenda seus dilemas, e além disso te faça sorrir sem jamais te decepcionar? Olhe para Cristo. Ele é perfeito e sempre será.

Deus é Forte:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Deus é Bom:
Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Salmos 34:8

Deus é Fiel:
Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. 
Deuteronômio 7:9

Tudo o que você precisa... Jesus é. Não procure em alguém o que você somente pode encontrar nEle.

  • Onde nós temos colocado as nossas expectativas? 
  • Será que estamos endeusando alguém? 
  • Você já fez isso ou já ocorreu com você? 

Vamos conversar nos comentários! :D

Em Cristo, 
Ellen Alves